A importância do trabalho voluntário - Parte 1

 A  IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO 

Parte 1 

Trabalho voluntário em alta

Pessoas em todo o mundo se engajam em ações de voluntariado, por uma grande variedade de razões: ajudar eliminar a pobreza, garantir educação básica e de saúde, superar questões de desenvolvimento, reduzir os riscos de desastre e combater a exclusão social.

Conhecer novas realidades, ter experiências de vida distintas do que você já vivenciou, contribuir para a transformação social e o bem-estar do próximo e, ainda, somar capacidades que farão a diferença na sua vida profissional. O trabalho voluntário agrega tudo isso à sua formação. Quer saber mais sobre ele? Então, nos acompanha neste e-book!

Cada vez mais, o trabalho voluntário tem sua importância reconhecida pela sociedade. Empresas e empregadores costumam valorizar pessoas que têm no currículo atividades voluntárias, por exemplo.

Desde 2001, ano Global do Voluntariado, outorgado pela Organização das Nações Unidas, a prática do voluntariado tem crescido e sido reconhecida cada vez mais. O voluntariado é globalmente reconhecido como uma das iniciativas mais marcantes da contemporaneidade.

Essa atividade é tão importante que existe uma data no ano exclusiva para comemorá-la. Desde o ano de 1985, no dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário para que o voluntariado seja valorizado, incentivado e não esquecido.

Nesse e-book explicamos porque o trabalho voluntário é bem-visto pelo mercado, como ele contribui para você conhecer outras realidades, o tirando da sua zona de conforto, aprendendo a trabalhar em equipe e ajudando o próximo.

Por que o trabalho voluntário é tão bem-visto?

O mercado vê proatividade, capacidade de trabalho em equipe e flexibilidade em pessoas que passaram por experiências de voluntariado. Isso tudo já um grande diferencial no perfil profissional desejado para o cenário atual.

Além disso, os desafios do voluntariado fazem com que os envolvidos tenham que sair das caixinhas muitas vezes encontradas em outras experiências profissionais, como o estágio, propiciando o desenvolvimento de habilidades muito mais abrangentes pelos desafios que apresenta, além de dar a oportunidade para a experimentação na busca de soluções – prática muitas vezes limitada em grandes empresas.

Num mundo marcado por relações monetarizadas, trabalhar sem a intenção de receber uma remuneração em dinheiro é um gesto enorme de humanidade e para uma sociedade mais justa. O voluntariado é motivado por valores como justiça, equidade e liberdade. Uma sociedade que promove e se engaja no voluntariado é uma sociedade cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário