Tudo sobre o A Covid 19

 1 ) Como surgiu a Covid-19 ?

O RNA ( codificação genética ) apresentam mais de 90% de semelhança com genomas de coronavírus que infectam o morcego-ferradura e uma espécie de pangolim, ambos mamíferos da Àsia.

2 ) Morcegos foram e são transmissores do coronavírus ?            

Morcegos abrigam em seu organismo diversos micróbios, alguns dos quais potencialmente danosos ao homem.Ao menos três doenças causadas por coronavírus, recentemente transmitidas ao homem, tem sua origem em vitus ancestrais que habitam morcegos.

3 ) O que é coronavírus e o que é Covid -19 ?

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2.

4 ) Deve-se pensar na eliminação de morcegos como forma de combater o coronavírus ?

Morcegos possuem em seu organismo muitos outros grupos que seu sofisticado sistema imunológico os mantém equilibrados, causando curiosidades em muitos estudiosos. Alimentar a idéia de que eliminar os morcegos seria a solução para evitar futuras contaminações, é ter a certeza de um desastre que seria causado ao sistema ecológico. Morcegos sempre tiveram uma imagem que alimentou fantasias sombrias, mas apesar do estigma, somente 03 espécies de morcegos se alimentam de sangue. Morcegos são animais fascinantes, com mais de 1.300 espécies, são responsáveis por controlar a população de insetos e participam ativamente da dispersão de sementes e polinização das flores. Estudá-los é amelhor forma de preservar a natureza e nos proteger de futuras pandemias.

5 ) Por que a Covid-19 se espalhou tão rapidamente ?

Quando a doença surgiu na China, não havia ainda nenhuma pessoa com defesas naturais e eficazes. Por isso a propagação rápida .

6 ) Quais os principais sintomas da Covid-19 ?

A doença pode afetar diferentes órgãos, produzindo uma variedade de sintomas, alguns muito graves. Febre, tosse seca, são os mais comuns. Falta de ar, fadiga são sinais de piora. Alguns outros também estão relacionados como dores musculares, perda de paladar ou olfato, diarréia, vômito, dor de cabeça, até mesmo pele avermelhada. O processo inflamatório pode destruir os pulmões. Pode também impulsionar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos originando problemas renais e cardíacos.

7 ) Vencer a doença imuniza  ?

Ao fim da primeira semana de sintomas, o organismo desenvolve uma reação específica ao Sars-Cov-2. A grande dúvida é saber quanto tempo essa capacidade de reagir vale. Em outros coronavírus costuma durar de 01 a 02 anos.

8 ) Como prevenir a Covid-19 ?

Estudos mostram que a barreira física de pano é suficiente para barrar as partículas virais que partem da boca e nariz, e estas são os principais veículos de transmissão da doença. O uso de máscaras, o isolamento social e a higiene constante das mãos completam os únicos recursos capazes de evitar o contágio.

9 ) Existem remédios para o Covid-19 ?

Não existem remédios desenvovidos. O antiviral  Remdesvir  foi o que chegou mais próximo de algum resultado. Mas sem efeitos efetivos, mas em alguns casos, ajudou a reduzir o tempo de internação. Hidroxicloroquina apresentou resultados contraditórios. O Corticóide surgiu atualmente como uma esperança para os casos mais graves, mas existem riscos em seu uso como a diminuição da imunidade e o agravamento de doenças já existentes. Mais de 150 vacinas estão em teste muitas com resultado positivo.

10 ) Qual a importância da testagem da população ?

Enquanto não se encontra vacina ou remédio contra a Covid-19, os países tem que investir em testagem em massa como forma de prevenir, prevenir, tratar e medir níveis de infecção.

11 ) Pessoas que possuam o coronavírus, mas não apresentam sintomas podem transmitir a Covid-19 ?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, pessoas assintomáticas podem sim transmitir, mas não sabemos ainda em que nível essa transmissão pode ocorrer.

A nossa redação conseguiu uma entrevista com Dr. Valderi Júnior médico urgentista e vice-presidente da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar, em Fortaleza, que atua no atendimento a pacientes com Covid-19.

O que não foi compreendido pelos brasileiros sobre a reabertura e o risco de contágio ?

A questão da abertura é uma questão de estratégia. O que se disse durante a pandemia foi um desencontro de idéias que gerou um desencontro na população. Houve o isolamento social, mas quando se pensou na reabertura, deveria ser feita uma maior propaganda de uma abertura gradual e mais responsável possível, reforçando tofdas as normas estabelecidas, como o uso de máscaras, lavagem das mãos e a manutenção do isolamento social. Justamente a falta de uma informação diferenciada é que pode trazer alguns problemas.

Como as empresas podem colaborar em minimizar o risco de contágio em seus funcionários nesta fase de reabertura ?

Educando seus colaboradores e funcionários. Mantendo uma política de distanciamento, distribuição de álcool em gel, informes visuais dentro da própria empresa. Lembrando que tudo também não pode se restringir aos procedimentos dentro da empresa. Essa instrução deve ser dada do caminho de casa até a empresa, no transporte coletivo até a volta para a casa.

Com respeito ao transporte público, como os passageiros devem proceder diante de uma possível ineficácia das autoridades em se manter os mesmos sem lotação ou aglomeração ?

Alguns governos estão tentando manter as viagens com passageiros sentados. Tocar o mínimo de superfícies e quando fizer isso  higienizar imediatamente as mãos. Imprescindível o uso de máscaras. Respeitar o tempo de uso das máscaras, não usar máscaras rasgadas ou velhas. Respeitar o distanciamento, se você for espirar ou tossir.Apresentando sintomas a pessoa deve ficar isolada.

(  Fonte = http://jornalimpressoes.com.br/2020/06/20/tudo-sobre-covid-19-na-coluna-saude/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário