A Importância do Trabalho Voluntário - Parte 2

 

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO - PARTE 2

          A necessidade de conhecer uma outra realidade

Vivemos numa sociedade diversa e ainda marcada por profundas desigualdades. O voluntariado possibilita que os envolvidos transformem sua leitura do mundo. Não é à-toa que mais de 1 bilhão de pessoas, segundo a ONU, se engajam em ações voluntárias em todo o mundo.

O voluntariado, para a ONU, é uma expressão básica das relações humanas. É uma maneira de fazer as pessoas participarem das suas sociedades e sentirem que elas são importantes para os outros. Uma sociedade saudável é aquela na qual cidadãos como você se engajam na transformação e no conhecimento da vida de outro cidadão que necessita de ajuda.

A saída da zona de conforto

O voluntariado é um ótimo caminho para você testar os seus limites e, mais do que isso, sair deles. Ter contato com a diversidade e ter a oportunidade de enriquecê-la e ser por ela transformado. O Brasil é um país marcado por realidades diversas. E o voluntariado é uma forma de ter contato com realidades para além daquelas em que você foi socializado.

O voluntariado é uma possibilidade de contribuir com aquilo que se sabe fazer, mas também um convite para aprender a fazer algo de novo que seja, num determinado momento, fundamental para a qualidade de vida ou para trazer conforto à alguém ou a um grupo de pessoas que necessita de atenção.

O desafio de trabalhar com poucos recursos

Todos os tipos de organização realizam ações de voluntariado nos dias de hoje. Mas a maior parte das ações de voluntariado é feito a partir da inovação da qualidade das relações sociais, mais do que pelo uso de grandes quantias de recursos financeiros. Trabalhar com o voluntariado envolve o desafios de trabalhar com poucos recursos e o desenvolvimento da criatividade.

A possibilidade de ajudar o próximo

Não há satisfação maior do que saber que um gesto ou uma soma de ações por você realizada foi capaz de mudar a vida de alguém. Isso é um ganho para você e para o beneficiário da sua ação.

Num mundo em que a solidariedade é cada vez mais difícil de ser encontrada, você fará uma grande diferença na vida de muitas pessoas, com  consequências que poderão ser lembradas por muitos e muitos anos.

O voluntariado pode, ainda, ser um caminho para a preservação da natureza, para o cuidado de animais ou para a melhoria da qualidade das águas.

O desenvolvimento pessoal como prioridade

Um dos grandes êxitos do voluntariado é a sua capacidade de transformação do desenvolvimento pessoal. Além disso, o voluntariado, quando realizado com qualidade, transforma que dele participa num cidadão mais consciente das diversidades, limitações e necessidades da sua sociedade.

O trabalho voluntário também torna seus envolvidos em pessoas que reconhecem na capacidade de ação individual uma chave para mudança das estruturas da realidade, rompendo com a passividade diante dos desafios que nos cercam a todo o momento. Ser voluntário é criar oportunidade de construir amizades, fomentar novas experiências pessoais, e, por que não?, até mesmo divertir-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário